Navegando: Indisponível

História da 10º Companhia de Engenharia de Combate

Única Companhia de Engenharia de Combate do Norte-Nordeste a 10ª Cia E Cmb foi criada pela Portaria Ministerial Reservada Nr 39, de 16 de outubro de 1986, que determinou, também, que nossa unidade ocupasse as instalações da 2ª Companhia de Engenharia de Combate do 7º Batalhão de Engenharia de Combate, “Batalhão Visconde de Taunay”, em Natal-RN.

Orgânica da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, sua localização foi alterada, em 04 de junho de 1996 pela Portaria Ministerial Nr 321, da cidade de Natal-RN para a cidade de São Bento do Uma, com a finalidade de melhor posicioná-la em relação às unidades apoiadas da Brigada Francisco Barreto de Menezes, sendo a transferência uma das prioridades do Plano Diretor do Exército.

A 10ª Cia Eng Cmb tem a missão de multiplicar o poder de combate da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, proporcionando-lhe a mobilidade terrestre, assegurando-lhe a contra-mobilidade e contribuindo para sua proteção.

Iniciou suas atividades no dia 29 de janeiro de 1988, sob o Comando do Maj Eng JORGE ERNESTO PINTO FRAXE. Começava, assim, a ganhar alma.

O prestígio adquirido durante as inspeções de instrução, as manobras de adestramento, competições esportivas e formaturas de expressivo significado, dotaram a Companhia de uma mística transformadora, que empolga todos que por aqui passam, trazendo à tona a brasilidade existente em nós soldados.

Esta predestinação vitoriosa ficou marcante nas quatro olimpíadas da 10ª Bda Inf Mtz em que a Companhia participou, no nível Subunidade das quais ganhou três.

A 10ª Cia E Cmb também participou do Batalhão de Força de Paz de Cobravem, enviando para missão em Angola três representantes.

Entretanto crescia de envergadura a necessidade de melhor posicionar a 10ª Companhia em relação às unidades apoiadas da 10ª Bda Inf Mtz, situada em RECIFE, GARANHUNS, PETROLINA e MACEIÓ, e, para isso, o Exmo Sr Gen Ex ZENILDO DE LUCENA, Ministro do Exército baixou uma portaria transferindo a Cia do Município de NATAL-RN para o Município de SÃO BENTO DO UNA-PE.

Finalmente, no dia 19 de abril de 1998, dia do Exército Brasileiro , inflamados pela lembrança da vitória alcançada pelos nossos antepassados frente aos invasores holandeses, o Exmº Sr Ministro do Exército, Gen Ex ZENILDO DE LUCENA , inaugurou, na presença do Exmº Sr Presidente da República em Exercício, MARCO MACIEL, as novas instalações da 10ª Companhia de Engenharia de Combate. Com certeza, é o dia mais importante da história da nossa Unidade. Estampado no rosto de supremo de defender a Pátria. As lágrimas derramadas hoje por nossos integrantes, que evaporadas serão constituintes da atmosfera de vibração que envolve a Companhia, são os produtos de uma reação que envolveu trabalho exaustivo, privações de toda natureza, amor ao País, ao Exército e à Companhia. Traduzem a certeza de que deram uma significativa parcela de contribuição para a concretização deste desígnio.

Material cedido pela 10ª Cia E Cmb.

Veja também:

- Dados da 10 Cia. de Engenharia de Combate
- Fotos da Cia


©2003-2022 - Portal São Bento do Una